Perguntas mais frequentes sobre Cirurgias e Tratamentos da Hipertrofia da Próstota

O que é a próstata? É uma glândula que é apenas encontrada no homem, do tamanho aproximado de uma castanha, situada entre a bexiga e a uretra.

1. Qual a função da próstata? É produzir conjuntamente com as vesículas seminais, um líquido, levemente alcalino, que junto com os espermatozóides , constitui o esperma.
  2. Como é regulada a próstata? É regulada pelos hormônios masculinos, principalmente a dihidrotestosterona.
  3. Quais são as principais doenças que afetam a próstata? A prostatite, a hiperplasia prostática benígna e o câncer da próstata.
  4. O que é uma prostatite? É a inflamação da próstata, que pode ser causada por bactérias, outros germes ou de natureza inflamatória.
  5. Como é tratada uma prostatite? Poderão ser usados antibióticos, antinflamatórios ou outros agentes de acordo com a etiologia e os sintomas manisfestados.
  6. Quando a hiperplasia da próstata se manifesta? É comum o crescimento prostático benígno a partir dos 40 anos.
  7. O crescimento da próstata provoca sintomas? Em alguns homens o crescimento poderá levar ao desconforto nas micções devido a obstrução da uretra.
  8. Todos os homens deverão operar a próstata? Não. Apenas os que apresentarem sintomatologia, que não regride com os medicamentos utilizados ou aqueles que aparentemente não apresentam sintomatologia, mas o crescimento prostático-obstrutivo, afeta outros orgãos.
  9. Qual a melhor cirurgia para o crescimento benígno da próstata? A indicação deverá ser dada por um urologista. Uma próstata com um grande volume deverá ser operada através de uma pequena incisão na pele na altura da bexiga - Prostatectomia transvesical ou a céu aberto. Próstata de menor volume , deverá ser submetida a cirurgia através da uretra – Ressecção endoscópica da próstata ou Ressecção transuretral da próstata (RTU)
  10. Vou para UTI  após uma Rtu da Próstata ou Prostatectomia transvesical? De modo geral não e isto dependerá das condições clínicas ao final do procedimento. Nossa conduta é que o paciente vá para o quarto e seja acompanhado nas primeiras 12 horas por um enfermeiro, indicado pela equipe.Este enfermeiro, fará o monitoramento da irrigação da bexiga e próstata, que é relizada apos a cirurgia. Esta irrigação tem a finalidade de impedir a formação de coágulos, que frequentemente ocorrem após estas cirurgias.
  11. Como é feito o diagnóstico do crescimento da próstata? Ao consultar o urologista , será  realizado exame físico e solicitados exames laboratoriais e de imagem.
  12. Qaul o exame mais comumente solicitadopara uma avaliação do crescimento prostático? A ultrssonografia das vias urinárias e da próstata e o exame que avlia o volume prostático e as consequências deste crescimento
  1. O que é o PSA? É uma enzima que é produzida pela próstata e que poderá estar alterada, tanto no crescimento benígno da próstata, quanto nas inflamações e no câncer da próstata.
  2. O que é estudo Urodinâmico? É um exame utilizado na avaliação dos sintomas urinários. A finalidade é conseguir um diagnóstico diferencial entre um processo obstrutivo, causado pelo crescimento da próstata e outros que possam ser consequência da falta de contração da bexiga ou pelo contrário , por uma contração exagerada deste orgão.
  3. Existem outras cirurgias para o crescimento benígno da próstata? Sim. O uso do laser e  a vaporização da próstata, também podem ser indicados.O custo para realização da cirurgia é maior e a desvantagem destas indicações e que não haverá material para estudo anatomopatológico.