Perguntas mais frequentes sobre Tratamento de Cirurgia de CÂNCER DE PÊNIS

Urology Surgery Center in Copacabana Rio de Janeiro Brazil - Surgeon Dr Aristóteles

1. O que é o câncer de penis?  É um tipo de tumor que acomete o penis , relacionado principalmente a condições socioeconomicas menos desenvolvidas, diretamente relacionada a hábitos de higiene precários e a homens que não se submeteram a retirada da pele que recobre  a glande.
  2. A correlação entre o Câncer de pênis e o HPV? Sim, estudos demonstram uma correlação entre a infecção pelo papiloma vírus humanus e o desenvolvimento do câncer de pênis
  3. O câncer de pênis é uma doença que pode levar a morte? Sim , o Câncer de pênis pode ter uma evolução local, onde todo o orgão é destruido e também em suas formas mais agressivas pode levar a disseminação da doença e consequentemente levando a morte do  paciente, tanto pela presença de metástases quanto por processos infecciosos.
  4. Qual o tratamento para Câncer de pênis? O tratamento vai depender da evolução do tumor no momento do diagnóstico e poderá variar, desde a simples ressecção da lesão, quanto a necessidade de remoção de todo o pênis.
Qual o tratamento realizado para as metástases? Habitualmente( cerca de 50% dos casos) o Câncer de pênis, dissemina para a região inguinal. Nestes casos e em outros selecionados há a necessidade de retirada dos gânglios desta região, tanto como forma profilática , quanto como forma de tentar conter a progressão da doença.